Um ano após o economista petista Márcio Pochmann (na foto ao lado de Lula) assumir a presidência do IBGE emergiu uma crise interna da instituição, revelada pelo protesto público de seus servidores.
A tensão entre o presidente do IBGE e técnicos do órgão tornou explícita uma disputa pelo controle político dos números oficiais do país, prevista por críticos de Pochmann desde sua indicação ao cargo pelo presidente Lula.
Crise do IBGE ameaça plano para país reconquistar o grau de investimento, avaliam especialistas
Eduardo Galvão, diretor de relações institucionais da consultoria BCW, avalia que a crise interna do IBGE ameaça o plano do governo de reconquistar para o Brasil o tão almejado grau de investimento das agências internacionais de risco, condição essencial para atrair capital estrangeiro.
Possível manipulação de dados oficiais aproximaria o Brasil de países autoritários
Para o analista financeiro VanDyck Silveira, as mudanças em marcha no IBGE são embaraçosas ao sinalizar para métodos de controle das informações nacionais, algo que parece inspirado em países autoritários e inéditos em democracias. “Dados enfeitados ainda não surgiram. Mas surgirão”, adverte.
Economista alerta para risco de crise no IBGE virar “a maior do governo Lula”
A economista Rita Mundim, conselheira de Política Econômica da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), vê no alerta dos coordenadores e gerentes do IBGE uma “grave ameaça à credibilidade das estatísticas oficiais do país”.
Para ela, essa crise interna do órgão pode virar a maior do atual governo de Lula.
fonte: Gazeta do Povo
Continue em nossa companhia. Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram : @mspontocom