Com ‘Vale da Celulose’, MS se destaca na atração de investimentos estrangeiros

Mato Grosso do Sul, com 94 empresas de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED), representa 0,79% do total de empresas com participação estrangeira no Brasil, em 13º lugar no ranking da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

O Estado se destaca principalmente em setores agroindustriais, como fábricas de papel,  (Vale da Celulose) refino de cana-de-açúcar e preparação de alimentos, com investidores de países como Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos e França.

A diversificação dos setores atraídos, especialmente no agronegócio e na indústria química, continua sendo um dos motores do crescimento econômico regional, fortalecendo sua posição como um destino atraente para investidores internacionais.

Outros setores que detém os investimentos estrangeiros são de serviços elétricos, tintas vernizes e suprimentos, preparações farmacêuticas, transporte aquático de carga, computadores periféricos e softwares, laboratórios de testes, entre outros.

Brasil

O Brasil está entre os top 5 países que mais receberam investimentos estrangeiros diretos em 2023.

De acordo com o Banco Central, o país que mais investiu no Brasil, no ano passado, foram os EUA, com 25,8% do volume de entrada.

Em seguida, aparecem Países Baixos (13,3%) e Reino Unido (11,1%) — cabe esclarecer que alguns países, como China, não aparecem entre os principais investidores porque seus investimentos se dão por meio de terceiros países.

Fonte: Rosana Siqueira, Comunicação
Fotos: Arquivo

Continue em nossa companhia. Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Instagram  e X:  @mspontocom

Compartilhe: