Com uma produção agrícola total estimada em 75,3 milhões de toneladas neste ano, distribuída por 7,40 milhões de hectares, Mato Grosso do Sul deve superar o volume produzido na safra anterior.
Comparado aos dados de 2024, isso representa um crescimento de 2,5% na produção e de 2,76% na área plantada.
Os dados são da Carta de Conjuntura Agropecuária da Semadesc, com base nos últimos do IBGE.
O levantamento aponta que os aumentos mais expressivos vão ocorrer nas culturas de amendoim (1ª safra), algodão e arroz irrigado.
Crescimento da soja e outras culturas em destaque
Segundo o SIGA/MS, a área de soja em Mato Grosso do Sul deve crescer 6,8% na safra 2024/2025, atingindo 4,501 milhões de hectares, com produtividade estimada de 51,7 sacas por hectare e produção total de 13,977 milhões de toneladas.
Para o amendoim (1ª safra), a produção esperada é de 159,7 mil toneladas, uma alta expressiva de 99,5% em relação à safra anterior em Mato Grosso do Sul.
Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o cultivo tem sido incentivado pelo aumento dos preços e pela construção de uma nova indústria processadora, que ampliará o mercado e agregará valor com derivados.
Na distribuição da produção por estado, o Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, com 29,8% do total, seguido pelo Paraná (13,6%), Goiás (11,5%), Rio Grande do Sul (11,4%), Mato Grosso do Sul (7,9%) e Minas Gerais (5,6%). Juntos, esses estados representam 79,8% da produção nacional.
Confira aqui a Carta de Conjuntura Agropecuária
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom
fonte: Rosana Teixeira, Comunicação
Foto: Álvaro Rezende