Parcerias estabelecidas pelo Governo de Mato Grosso do Sul com a iniciativa privada ganham projeção internacional em evento realizado em Lima pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em colaboração com o Ministério da Economia e Finanças do Peru (MEF).
Realizada entre 8 a 10 de abril, a 12ª edição do PPP Américas é o evento mais relevante da América Latina e do Caribe sobre parcerias público-privadas (PPP).
Acontece a cada dois anos e estabeleceu-se como um espaço estratégico para o diálogo e a promoção de projetos sustentáveis entre os setores público e privado.
A América Latina tem liderado um movimento global de diversificação do tipo de ativos construídos e geridos pelo setor privado.
Este processo também tem levado a uma diversificação do tipo de autoridades públicas que assinam contratos de PPP.
Palestrante no evento, a secretária de Estado de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, comentou a trajetória das PPPs em Mato Grosso do Sul e falou sobre os desafios e enfrentamentos superados no Estado.
“No Brasil são 30 anos de todo regulamento de concessões e 20 anos da Lei de PPPs. Nós estamos mais recentes dentro desse programa, iniciamos em menos de 10 anos sempre mirando de que maneira o poder público pode fazer as suas entregas para a sociedade e como equilibrar isso junto ao interesse do mercado. Iniciar um projeto com muita responsabilidade, com diagnósticos bem feitos, cuidando bastante do orçamento e pensando adequadamente a distribuição de riscos tem grandes chances de ter sucesso”.
Marcos Siqueira, especialista líder em PPP do BID, mediou o debate e ressaltou as potencialidades do Estado frente aos projetos desenvolvidos no Brasil. Destacou ainda a importância de reduzir os riscos dos investimentos nos contratos e o sucesso na expansão do Programa de PPP do Mato Grosso do Sul.
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom
fonte: Laine Breda, Comunicação EPE
Fotos: Divulgação