Na virada de 21 para 22 de abril, o céu noturno do Brasil será palco de um espetáculo celeste impressionante com o pico da chuva de meteoros Lyrids, que ocorrerá em diferentes horários dependendo da região do país.
Para as regiões Norte e Nordeste, o fenômeno poderá ser observado a partir das 23h30 (aproximadamente), enquanto no Sudeste e Centro-Oeste, por volta de 1h30 da madrugada e, na região Sul, por volta das 3h.
Com base nos relatos observacionais registrados no ano passado, estima-se uma média de 18 meteoros por hora, mas surpresas podem acontecer.
A origem dos meteoros está localizada na constelação de Hércules, situada no lado norte do céu.
Basta que o observador se oriente para o horizonte norte, seguindo os horários indicados, para contemplar essa bela chuva de meteoros.
A magnitude prevista para os meteoros é de 2.1, o que os torna visíveis a olho nu em locais com pouca ou moderada poluição luminosa.
Este fenômeno anual ocorre quando a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo cometa Thatcher, que completa sua órbita ao redor do Sol a cada 415 anos.
Para quem deseja saber mais sobre esse evento, basta assistir o programa de 15 de abril no canal do Urânia Planetário: https://youtu.be/rDAEA3qzKus?
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom