O LinkedIn se consolidou como a principal rede profissional do mundo.
Com mais de 70 milhões de usuários no Brasil, a plataforma impacta diretamente a percepção de marca e influência de empresas e líderes, e ter apenas um perfil ativo não é mais uma opção para quem busca se destacar, mas sim uma necessidade estratégica.
Pâmela Carvalho, Head de estratégia digital, influência e conteúdo da Textual Comunicação, listou 5 dicas, de o que fazer e o que evitar para ter mais engajamento na rede.
Mais assertividade com três passos:
- Ser visto para ser lembrado
O perfil no LinkedIn é um cartão de visitas digital. Manter uma foto profissional, título chamativo e um resumo estratégico da área de atuação que destaque as principais conquistas e objetivos são itens indispensáveis. Além disso, personalizar a URL, o link de acesso para o perfil, é uma ótima estratégia, além de utilizar palavras-chave conectadas ao setor.
- Na produção de conteúdo, pense em estratégia e relevância
Um tópico importante é ter frequência nas postagens, mas a qualidade do conteúdo é um diferencial significativo. Compartilhe insights em seus conteúdos, tendências, tanto do setor de atuação ou fora, histórias e experiências no trabalho que agreguem valor à sua rede. A imaginação é o limite, e no LinkedIn deve ser explorado, por meio de diferentes formatos, como artigos, vídeos e carrosséis.
- Curta, comente e compartilhe
Não basta apenas publicar – interaja com outros profissionais, tanto de sua empresa, como de outras. Além de ter mais atividade no perfil, aumenta o networking. Participe de debates e comente postagens relevantes. A construção de autoridade passa pelo relacionamento e pela troca de ideias com sua rede.
Erros comuns, que devem ser evitados
- Atenção ao algoritmo
Evite pedir interações forçadas, como “comente para receber mais informações”. O algoritmo do LinkedIn valoriza interações genuínas, e práticas artificiais podem prejudicar seu alcance.
- Menos é mais, e mais estratégico
Publicar apenas por volume, sem conteúdo de verdade, pode comprometer sua imagem, por isso, não poste apenas para preencher espaço. Priorize postagens que realmente agreguem valor à sua rede e evite repetir informações genéricas sem aprofundamento.
A Textual Comunicação desenvolveu um treinamento exclusivo que ensina executivos a dominarem o algoritmo e acelerar influências.
O “Líder LinkedIn” é uma oportunidade para clientes aprenderem a utilizar a maior rede social corporativa do mundo a seu favor.
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