As juventudes, em toda pluralidade sul-mato-grossense, presentes na Caravana que tem rodado o País e desembarcou em MS para apresentar propostas e programas.
Na sexta-feira (16), a UFMS foi palco para que os jovens fossem os protagonistas das políticas públicas.
A ação coordenada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
A caravana contou com dois momentos distintos, o primeiro deles, uma audiência pública que acolheu sugestões e propostas da juventude sul-mato-grossense, além de um encontro formativo que explicou as políticas públicas executadas pela Cidadania no Estado.
A programação seguiu tour pela UFMS, além de estandes oferecendo diversos serviços desde informações quanto ao ID Jovem, cartilha dos programas Inspira Jovem e Conectando Gerações, divulgação de cursos e atendimentos psicossociais, Hemosul com orientação sobre doação de sangue e medula óssea, ainda o projeto Help com o cantinho do desabafo, entrega de cartas, vacinação contra Influenza, como ingressar no Instituto Mirim, Observatório da Cidadania com dados e indicadores relacionados à cidadania de MS, divulgação de oportunidades de acesso e permanência nas universidades públicas, Programa Jovem Aprendiz do CIEE, Funtrab com encaminhamento para vagas de trabalho, Cruz Vermelha com conscientização sobre IST’s, IFMS falando sobre empreendedorismo e robótica, SED, SEAD e Procon.
A estimativa é de que mais de mil pessoas tenham passado pela UFMS durante todo o dia do evento.
Cidadania
Subsecretário de Políticas Públicas para a Juventude, Jessé Cruz, apresentou os programas, projetos e ações que têm impactado os jovens do Estado, como o Capacita PPJ e o Inspira Jovem.
“Tem um provérbio africano que diz que para criar uma criança é necessária toda uma aldeia, e para fazer política pública, desenvolver uma caravana dessa, programas, projetos e ações, não é diferente. Também é necessária toda uma aldeia indígena, periférica e de todos os locais do nosso Estado”, pontua Jessé.
Caravana
Durante o ato oficial, tanto o Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, quanto a presidente do Conselho Nacional de Juventude, Bruna Brelaz, explicaram os principais pontos do Plano Nacional da Juventude.
“É minha primeira vez aqui em Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e eu estou muito feliz de estar diante de pessoas tão maravilhosas. Dos 15 aos 29 anos, o que a juventude precisa é de política pública, precisa ser prioridade nas políticas e o Governo Federal tem demonstrado esse compromisso quando lança a Caravana”.
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom
fonte: Paula Maciulevicius, Comunicação
Fotos: Matheus Carvalho