São Paulo apresenta propostas para reduzir Custo Brasil

O presidente do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Rafael Cervone, entregou documento com sugestões para a reindustrialização do Brasil ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Geraldo Alckmin.

A entrega ocorreu durante a Reunião Itinerante da Diretoria do CIESP, que teve Alckmin como convidado.

Intitulado ‘Superar o Custo Brasil: Agenda Urgente para Reindustrializar o País‘, o documento aborda oito eixos estratégicos: tributação, juros, logística e infraestrutura, energias e matérias-primas, comércio externo, plataformas digitais, pirataria e um comparativo com o cenário industrial do México.

Custo Brasil é desafio central

Cervone destacou os impactos negativos do chamado Custo Brasil, termo que descreve os fatores que encarecem a produção no país, como carga tributária elevada, juros altos, energia cara e gargalos logísticos.

Segundo ele, entre 2008 e 2022, esses custos provocaram um sobrepreço de 24,1% nos produtos brasileiros em relação aos principais parceiros comerciais.

“Eu acho que nós temos que ter muita ousadia nesse momento, coragem. O Brasil é muito passivo nas coisas. Enquanto isso, os nossos concorrentes no mundo inteiro avançam rapidamente”.

Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: