Campo Grande foi contemplada nesta com dois dos 14 tratores entregues pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a municípios de Mato Grosso do Sul.
A entrega, realizada na sede da Agraer, representa mais um passo concreto no fortalecimento da agricultura familiar e contou com a presença de diversas autoridades como a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.
“A mecanização agrícola é crucial para os agricultores, pois aumenta a eficiência, a produtividade e a lucratividade, além de melhorar as condições de trabalho e reduzir custos. A implementação de máquinas e equipamentos agrícolas permite que os agricultores realizem tarefas de forma mais rápida e precisa, otimizando o uso do tempo e dos recursos. A mecanização permite que os agricultores cultivem uma área maior em menos tempo, utilizando menos mão de obra e aumentando a produção” disse a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.
O investimento, de aproximadamente R$ 2,5 milhões, integra o Programa de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), voltado a pequenos produtores.
Os tratores modelo John Deere 5070E, com 70 cavalos de potência e valor unitário de R$ 185 mil, chegam para ampliar a capacidade de produção rural e melhorar a qualidade de vida de famílias que vivem da terra.
A entrega dos dois equipamentos reforça o trabalho que já vem sendo realizado pela Semades, que tem priorizado políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar, com foco em capacitação, acesso à tecnologia e oportunidades de mercado.
A iniciativa fortalece a estrutura de produção dos pequenos agricultores, contribuindo diretamente para a segurança alimentar, geração de renda no campo e redução das desigualdades regionais.