A Fiems, em parceria com o governo de Mato Grosso do Sul, anunciou, nesta quinta-feira (31/01), uma missão conjunta para a Ásia para atrair investimentos e ampliar mercados para o Estado.
A comitiva tem reuniões previstas na Índia, Japão e Singapura, entre os dias 4 e 16 de agosto.
Estratégica, a iniciativa une o setor produtivo e o setor público na agenda internacional.
“Temos que construir pontes comerciais. Entendo que nas reuniões que vamos ter com vários setores, mostraremos o que e de que forma estamos produzindo, além de buscar interessados a partir do que temos para ofertar nesse momento. Então, isso é de extrema importância”, explicou o presidente da Fiems, Sérgio Longen.
Além de articulações para grandes projetos, como a mobilização para Rota Bioceânica, a programação é realizada em conjuntura de taxação dos Estados Unidos contra o Brasil, o que eleva o peso da missão. Para Longen, o recuo da medida em relação a alguns produtos é um bom sinal.
“Os Estados Unidos anunciaram a flexibilização da taxação de alguns setores estratégicos para os americanos e essa era uma preocupação minha enquanto líder de classista, da política sobrepor-se à agenda econômica. O que muitos empresários queriam é que entendessem que os países criam suas regras e que o tema político saísse da mesa”, ressaltou.
Também vão participar da missão representantes do Sebrae.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Maurício Saito, a missão traz oportunidade para todos os empresários.