A nova diretoria do Sistema Famasul tomou posse nesta semana, em Campo Grande.
O produtor rural Marcelo Bertoni foi reconduzido à presidência da entidade, ao lado de Mauricio Saito (vice-presidente), Frederico Stella (diretor-tesoureiro) e Fábio Olegário Caminha (diretor-secretário).
O evento reuniu representantes da agricultura e pecuária, parlamentares, sindicatos e autoridades locais.
Entre elas, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, que destacou a importância da instituição para o desenvolvimento da capital e do Estado.
“A Famasul tem papel fundamental no fortalecimento do agro e no desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Tenho certeza de que, sob a liderança de Bertoni, seguirá contribuindo para o crescimento sustentável e para a geração de oportunidades que transformam a vida das pessoas”, afirmou.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Campo Grande e a Famasul têm atuado em conjunto em diferentes frentes.
Em 2024, a administração municipal divulgou os novos valores do Imposto Territorial Rural (ITR), após diálogo com o Sindicato Rural de Campo Grande, Rochedo e Corguinho e com a Federação, o que resultou em redução de mais de 18% no item referente às terras de boa aptidão para lavoura.
Mais recentemente, em agosto deste ano, foi lançada a implantação de uma PDOA (Propriedade de Origem Animal) para organizar e fortalecer a cadeia da ovinocultura.
A iniciativa envolve a Prefeitura, Governo do Estado, Sistema Famasul, Senar e Agraer, beneficiando 50 produtores da agricultura familiar.