Anticomunista e crítico de Lula. Esse é o negociador de Trump

O governo Lula confirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, designou o secretário de Estado Marco Rubio para conduzir as futuras negociações bilaterais com o Brasil.

A decisão foi anunciada após uma conversa de 30 minutos entre os dois presidentes.

O que esperar de Rubio como negociador

Para o analista político Brian Winter, editor-chefe da revista Americas Quarterly, a designação de Rubio como negociador é “o caminho mais duro possível para o Brasil”, ou seja, o governo Lula deve lidar com um representante difícil, que deverá fazer solicitações exigentes.

Em publicação em seu perfil no X, Winter escreveu que “os brasileiros acham que a ligação entre Trump e Lula correu bem, mas Trump nomear Marco Rubio como responsável pelas conversas é o cenário mais difícil.

Rubio é um crítico antigo de Lula e pode impor exigências relacionadas à Venezuela, à China e a outros temas”.

Em artigo publicado no final de setembro na Americas Quarterly, Winter avaliou que a reaproximação entre a Casa Branca e o Planalto – que culminou nesta designação de Rubio – integra a estratégia de Trump para “baixar a temperatura” nas relações com o Brasil – mas “apenas um pouco”.

Linha-dura contra a esquerda e anticomunista

Marco Rubio, de 54 anos, é um dos principais nomes do Partido Republicano e símbolo da ala anticomunista dos Estados Unidos.

Filho de cubanos que fugiram do regime de Fidel Castro, o atual secretário de Estado construiu sua trajetória política combatendo governos, regimes e movimentos de esquerda na América Latina.

fonte: Gazeta do Povo

Nos acompanhe, veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: