O capítulo final da novela “Vale Tudo”, da TV Globo, teve um diálogo cujo conteúdo coincide com o discurso oficial do governo Lula na campanha sobre soberania nacional.
As personagens Bartolomeu (o ator Luís Melo) e seu filho Ivan (o ator Renato Góes) exaltam qualidades do Brasil, como exportar aviões, comida e outros itens, algo parecido com o conteúdo de propagandas promovidas pelo Palácio do Planalto nos últimos 2 meses.
O publicitário Sidônio Palmeira, ministro de Comunicação da Presidência da República, enxergou uma janela de oportunidade de marketing quando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , decidiu impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros.
O Planalto rapidamente se apropriou do discurso da soberania nacional, antes usado por partidos de direita e pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em julho, teve a propaganda do “Brasil com S”, falando do que é apontado como aspectos positivos do Brasil, como o Sistema Único de Saúde, o SUS, também mencionado no capítulo final de “Vale Tudo”.
O discurso governista foi inteiramente incorporado pela novela da TV Globo.
Na cena de quase 2 minutos do último capítulo da novela “Vale Tudo”,diz que “o Brasil é bom em tanta coisa”.
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


