Em missão empresarial na Itália, o vice-presidente da Fiems, Luiz Carlos Crosara Júnior, participou de uma agenda como presidente da Confindustria, a Confederação da Indústria Italiana, Marco Nocivelli.
O encontro reforçou a importância estratégica do acordo Mercosul–União Europeia e abriu novas perspectivas para a diversificação produtiva e para a internacionalização das indústrias de Mato Grosso do Sul.
Segundo Crosara Júnior, a assinatura do acordo representa um marco para o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Europa, ampliando a competitividade das indústrias brasileiras e italianas.
“A colaboração e a abertura de novos mercados são fundamentais para o crescimento econômico e para a geração de oportunidades em ambos os lados do Atlântico”, destacou.
Além do debate sobre o acordo, a missão também tem como objetivo estreitar os laços comerciais de Mato Grosso do Sul com a Itália.
Para a Fiems, essa aproximação reforça a estratégia de posicionar o Estado em cadeias de valor mais sofisticadas e ampliar destinos para as exportações sul-mato-grossenses.
Segundo levantamento do Observatório da Indústria da Fiems, nos últimos três anos, o comércio bilateral entre Mato Grosso do Sul e Itália avançou de forma assimétrica: as exportações sul-mato-grossenses para o país cresceram 49%, saindo de US$ 188 milhões em 2022 para US$ 280,4 milhões em 2024.
Em 2024, a Itália respondeu por 24,6% de tudo que o MS vendeu para a União Europeia; por outro lado, representou 5,5% das importações estaduais vindas do bloco.
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


