A partir do próximo ano letivo, aproximadamente 1.160 crianças, com idades entre 4 e 5 anos, alunos da pré-escola em 58 Ceinf (Centros de Educação Infantil) de Campo Grande, passarão a estudar em um turno de cinco horas.
Atualmente, eles permanecem oito horas diárias no ceinf. No período da manhã, as crianças entrarão às sete horas e sairão ao meio-dia, depois de almoçarem. À tarde, o turno começará às 13 horas e irá até às 17 horas, depois de receberem a última refeição.
Com esta alteração, a Secretaria Municipal de Educação terá condições de oferecer mais de mil vagas na educação infantil, pelo menos metade para as crianças de 0 a 3 anos que continuarão no Ceinf em período integral. Atualmente, estão em construção 21 centros, dos quais 13 devem ser entregues em 2015.
Segundo a secretária municipal de Educação, Angela de Brito, os ceinf onde haverá a parcialisação da pré-escola são localizados em regiões onde há maior demanda por vagas. Onde, por exemplo, há duas salas de pré-escola, com a mudança, uma das delas abrirá espaço para as crianças até três anos e a outra será destinada aos alunos de 4 e 5 anos, metade em cada turno.
A secretária lembra que atualmente 85 das 94 escolas do ensino fundamental, já oferecem pré-escola, atendendo 9.393 crianças que têm entre 4 e 5 anos de idade, com estimativa de atingir, no próximo ano, 20 mil alunos. Esta clientela vai aumentar em 2015, tanto que 6.300 pré-inscrições já foram registradas na central de matrícula.