A partir da metade do ano, todo e qualquer aparelho Xbox One poderá ser convertido, gratuitamente, em um kit de desenvolvimento.
Por ora, a função chamada “Xbox Dev Mode” está em fase experimental, o que pode causar alguns problemas de compatibilidade do videogame para rodar com jogos “comuns” e também limita o uso de memória RAM do console: apenas 448 MB, do total de 8 GB, estão disponíveis.
Ao contrário dos planos iniciais da Microsoft, a publicação de jogos não será livre: todo conteúdo do tipo criado utilizando a nova ferramenta terá que passar pelo programa de certificação ID@Xbox antes de se tornar disponível ao público.
Processo é simples
Transformar o seu Xbox One em um kit de desenvolvimento é simples, porém é algo que requer atenção aos detalhes: caso o dono do console decida convertê-lo em um aparelho comum, o Xbox One retornará às configurações de fábrica, o que implica na necessidade de baixar novamente jogos que porventura tenham sido comprados.
Os primeiros passos envolvem ser membro do Windows Insider Program, garantir que haja ao menos 30 GB livres no armazenamento do console, ter um PC com a versão mais recente do Windows 10 instalada, baixar e instalar o Visual Studio e ter uma conexão com fio entre o PC e o Xbox One. Em seguida, basta entrar na loja do Xbox One e baixar o aplicativo “Dev Mode activation app” e seguir as instruções.
Uma vez no modo de desenvolvimento e com PC e Xbox One conectados, o Visual Studio enxergará o console como uma máquina equipada com Windows 10, para a qual é possível enviar conteúdo diretamente.
fonte:Rodrigo Lara do Gamehall