Após sofrer uma mais uma derrota no Congresso, com a derrubada da Medida Provisória do IOF, o governo Lula prepara uma nova estratégia para recompor a arrecadação.
A principal aposta agora é a taxação de sites de apostas esportivas, as chamadas bets, considerada politicamente mais viável e com menor resistência no Legislativo.
Segundo informações do jornal O Globo, o Planalto deverá enviar, em regime de urgência, um projeto de lei que resgata pontos centrais da MP derrubada, como a cobrança retroativa de tributos de BETS que operaram antes da regulamentação.
A expectativa é arrecadar cerca de R$ 5 bilhões apenas com essa cobrança retroativa.
A movimentação ocorre em meio à necessidade de equilibrar as contas públicas de 2025 e 2026, diante de um rombo estimado em R$ 50 bilhões.
O Planalto articula uma ofensiva de comunicação para reduzir o desgaste político.
A orientação é reforçar a narrativa de “justiça tributária”, destacando que a MP rejeitada taxava lucros de alta renda e mantinha benefícios para a população de menor renda.
Em entrevista à rádio Piatã, da Bahia, o presidente Lula reafirmou sua defesa de maior tributação sobre o sistema financeiro, com foco especial em fintechs.
Nos acompanhe, veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
fonte: Lucas Soares, Diário do Poder