Astronomia: Baixe de graça os softwares da NASA

nasaVocê pode baixar mais de 1.000 programas da NASA, graças à segunda leva do catálogo online  de softwares.

O catálogo inclui cada programa que a NASA usa para ser o que é — desde programas de administração e inventário a programas de design de foguetes e espaçonaves.

“São todos programas dos últimos quatro ou cinco anos. Muitos deles são novos”, diz Dan Lockney, executivo do programa de transferência de tecnologia da NASA.  “Não são coisas como guia de sistemas do Apollo, que farão você dizer ‘Ah, que legal, olha as coisas que a NASA fez! Quão rudimentar!’. São softwares novos, modernos e usados até hoje”.

Inclusive, o catálogo deste ano destaca uma seção com softwares que os engenheiros da NASA atualmente usam para projetar o Space Launch System (SLS), o foguete que um dia lançará a espaçonave Orion em direção a Marte — e você pode baixá-los de graça.

Ao  visitar o catálogo de softwares da NASA você deve  procurar por nome ou navegar por tipo de aplicação no menu à esquerda. Você pode clicar no link no canto superior direito para baixar o catálogo em PDF, ou visite a página 6 para uma lista com os programas mais populares, e a página 8 para o software SLS.

Caso encontre algo que te atraia, clique no link “request software” e preencha o formulário.

A Era Espacial é de código aberto
Um dos novos programas mais populares é sistema de voo aprovado para drones e cubosats — satélites em formato pequenos cubos de 10cm que se tornaram populares entre cientistas e estudantes.

O programa é chamado de Core Flight Enterprise e o Core Flight Suite.

Inclusive, o programa Core Flight se tornou tão popular que a NASA o tornou um software de código aberto. Milhares de pessoas já baixaram o programa.

Mas nem tudo é tão simples
Quando você clica no botão “request software, o seu formulário é enviado a um funcionário da NASA cujo emprego é a distribuição de software — e ele precisa ter certeza que certas coisas não vão cair nas mãos de pessoas erradas.

Apesar de todo o catálogo ser grátis, alguns itens não estão disponíveis fora dos EUA, e alguns outros não são para o público em geral. A NASA diz que isso ocorre por questões de segurança nacional.

Outros programas podem ser transferidos apenas para outras agências do governo, em alguns casos por questões de segurança e em outros porque o contratantes dos governos detêm alguns direitos autorais sobre o software.

No entanto, a NASA tenta compartilhar o máximo que pode. “Nosso objetivo é distribuição pública em massa, e estes softwares são de baixo risco para que o máximo de pessoas possa usá-lo”.

A NASA está no processo de transformar o catálogo em algo como uma app store, o que deixaria o processo de adquirir o software muito mais rápido. Mas, por enquanto, veja o catálogo por meio deste link.

Compartilhe: