O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) firmou dois novos contratos com o banco de desenvolvimento alemão KfW (Kreditanstalt für Wiederaufbau), para fortalecer projetos de mobilidade urbana sustentável e restauração ecológica no Brasil.
Assinados em Berlim, os acordos compreendem um empréstimo de até 100 milhões de euros e uma doação de até 15 milhões de euros, totalizando cerca de R$ 611,3 milhões.
Os documentos foram assinados pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e pelo membro da diretoria do KfW responsável pelo financiamento internacional. Christiane Laibach.
O montante destinado ao empréstimo será aplicado ao “Programa de Proteção Climática Sustentável no Brasil – Mobilidade”, criado para viabilizar e impulsionar investimentos inovadores e sustentáveis nos sistemas de transporte público localizados em diversas regiões metropolitanas do Brasil.
Esta é a segunda operação do BNDES com o KfW no setor de mobilidade urbana. Em 2015, foi firmado contrato de financiamento no valor de 265 milhões de euros com o KfW.
Além disso, em 2019, as duas instituições firmaram acordo que resultou na chamada pública “Mobilidade Urbana Sustentável”.
1ª doação internacional ao Floresta Viva – Em outra frente, a doação de 15 milhões de euros (cerca de R$ 80 milhões) será direcionada à iniciativa Floresta Viva do BNDES, destinada a implementar projetos de restauração ecológica com espécies nativas e sistemas agroflorestais nos biomas brasileiros e no fortalecimento da estrutura técnica e de gestão da cadeia produtiva do setor de restauração.
fonte: BNDES
Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Nosso twitter: @mspontocom