Brasileiros consideram que país vive sob ditadura do Judiciário

Uma pesquisa da Atlas/Bloomberg mostra que 45,4% dos brasileiros acreditam que o país vive sob uma “ditadura do Judiciário”.

O resultado redobra as atenções sobre o STF, que tem sido alvo da aplicação da Lei Magnitsky pelo governo de Donald Trump, incluindo corte de vistos.

Além disso, o Supremo se prepara para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), previsto para setembro.

No quesito avaliação dos ministros do STF, o levantamento mostrou divisão: 51,1% consideram que os magistrados não demonstram competência e imparcialidade, contra 47,9% que acreditam no contrário. Cerca de 1% não opinou.

A pesquisa também aponta baixa confiança nas principais instituições do país.

O Congresso Nacional foi apontado como o menos confiável por 81% dos entrevistados.

O Governo Federal e as Forças Armadas não inspiram confiança para 52% e 58%, respectivamente, enquanto o STF tem rejeição de 51,3%.

O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 6 de agosto com 2.447 entrevistados, margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Compartilhe: