A Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, lançou a cartilha MS sem Racismo, um instrumento formativo e de mobilização voltado ao enfrentamento das desigualdades étnico-raciais em Mato Grosso do Sul.
O material faz parte do programa MS sem Racismo, e foi elaborado de forma intersetorial para ampliar o diálogo com diferentes secretarias, gestores públicos, movimentos sociais e a sociedade civil.
Para a subsecretária Vânia Lúcia Baptista Duarte, o lançamento da cartilha representa um avanço significativo nas ações do Estado contra o racismo.
“Com muita alegria estamos aqui, neste espaço de diálogo, reunindo gestores, conselheiros da igualdade racial e do Cedine. Há quanto tempo não nos encontrávamos para juntos tratarmos dessas políticas que são caras à nossa história? É fundamental estarmos em rede, onde quer que estejamos, atuando por essa política de reparação das desigualdades históricas que atingem principalmente a população negra. O que fazemos na gestão pública é política pública real”, afirmou.
Cartilha
Com linguagem acessível e conteúdo educativo, a cartilha propõe o enfrentamento ao racismo estrutural, institucional e religioso, com foco na promoção da dignidade humana.
Entre os temas abordados estão:
- Diferenças entre racismo e injúria racial;
- Racismo estrutural, institucional, ambiental, recreativo e religioso;
- Vocabulário racista no cotidiano e alternativas respeitosas;
- Direitos garantidos pela legislação estadual e federal;
- Povos e comunidades tradicionais (quilombolas, ciganos e povos de matriz africana);
- Papel das políticas públicas na promoção da equidade racial.
Para acessar a Cartilha MS sem Racismo, clique aqui.
fonte:Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom