A CPI do Transporte Público realizou a primeira oitiva de especialista para obter informações técnicas e garantir embasamento para o decorrer das investigações que acontecem na Câmara Municipal.
Na ocasião, foi ouvida a engenheira Lucia Maria Mendonça Santos, que foi enfática em sua fala ao enaltecer a responsabilidade que o Poder Executivo tem na fiscalização da concessão do transporte público de Campo Grande.
Lucia Maria, que é Engenheira Civil Mestra em Mobilidade Urbana pela Universidade Federal de Santa Catarina, ressaltou que o município é quem deve garantir a eficácia do serviço de transporte público.
“É a Prefeitura que tem que estar presente. Quem trabalha para o usuário do transporte público é a Prefeitura. E lá dentro precisa ter gente que faça a gestão da receita do transporte. Isso não pode estar nas mãos dos empresários”, afirmou.
A engenheira acrescentou em sua oitiva que há problema de gestão do contrato do transporte público de Campo Grande.
“O problema é de falta de gestão do Executivo. Quando o município não fiscaliza, o operacional não atua com comprometimento. E a Prefeitura precisa se estruturar para acompanhar a operação (do transporte coletivo)”, argumentou Lucia Maria.
A relatora da CPI, vereadora Ana Portela, reforçou a importância de o município manter uma estrutura permanente de fiscalização do consórcio Guaicurus. “A Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) tem recursos para fiscalizar e entregar para a população as respostas necessárias, mas não o está fazendo. Está sendo negligente”, afirmou a vereadora.
O presidente da CPI, vereador Doutor Livio, adiantou que mesmo com o início da segunda fase dos trabalhos investigativos, a comissão seguirá apresentando requerimentos, além de detalhar o cronograma de coleta de depoimentos.
“Já temos oito oitivas agendadas. A Fase 1 de coleta de informações não se encerrou, pois esse trabalho será constante”, afirmou o presidente da CPI.
A próxima oitiva da CPI do Transporte Público será do diretor-presidente da Agereg, José Mário Antunes da Silva.
Os trabalhos acontecerão na próxima segunda-feira (5), a partir das 14h, no plenarinho Edroim Reverdito, na Câmara Municipal de Campo Grande.
fonte:Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom