Um grupo de senadores vai propor hoje eleições antecipadas para presidente e vice-presidente do Brasil.
A ideia é aprovar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) no Congresso para que a escolha ocorra em outubro, juntamente com o pleito para definir os novos prefeitos e vereadores.
A iniciativa parte de Randolfe Rodrigues (Rede), João Capiberibe (PSB-AP), Lídice da Mata (PSB-BA), Paulo Paim (PT-RS), Cristovam Buarque (PPS-DF) e Walter Pinheiro (ex-PT-BA, agora sem partido).
O grupo de congressistas vê possibilidade de um movimento nacional pelas eleições “pegar” diante das dificuldades que se apresentam tanto para a continuidade de um governo Dilma quanto para o início de uma gestão Temer, que não se resumem à crise econômica.
O PT debate a possibilidade de coletar assinaturas em uma campanha nacional pela tramitação da PEC eleitoral.
A estratégia chamada de “contragolpe”, é conseguir amplo apoio popular à proposta, pressionando o Congresso a votá-la.
Pesquisas de opinião mostram que a rejeição a Temer é tão grande quanto a de Dilma, o que, em tese, ajudaria o movimento a crescer.
Em conversa com jornalistas, a própria presidente admitiu “respeitar” uma solução para a crise que passe pelo voto popular.
A solução agradaria não só o PT, diante do impasse que vive o governo, mas partidos como o PSDB e a Rede, interessados em lançar candidatos.
fonte: (AE)