A defesa reiterada do regime cubano feita pelo ex-presidente Lula foi determinante para derrubar a popularidade digital do petista nesta semana.
A performance dos adversários políticos nas redes sociais é medida diariamente pela consultoria Quaest por meio do Índice de Popularidade Digital (IPD).
É analisado o desempenho deles nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipédia e Google.
Antes das declarações pró-Cuba de Lula, o IPD do petista estava na casa dos 40 pontos.
Um dia depois, o petista usou as redes para minimizar os protestos contra o governo cubano e chamar de “desumano” o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos.
A declaração, que deu início a uma série de outros comentários sobre o caso, fez seu índice cair para 29,35. Em 14 de julho, o IPD do petista chegou a 27,48.
Para o monitoramento, a Quaest considera os seguintes aspectos: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), valência (reações positivas e negativas às postagens), mobilização (compartilhamento das postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, YouTube e Wikipédia).
De acordo com as medições mais recentes, o índice do presidente Bolsonaro se mantém na casa dos 70 pontos. Do mesmo modo que o de Lula segue estagnado na casa dos 30.
fonte: O Estado