“Pedestre, eu cuido” do Detran orienta usuários do transporte coletivo em Campo Grande

foto: Edemir Rodrigues

A terceira fase do programa de educação de trânsito “Pedestre, eu cuido” será voltada para pessoas que utilizam o transporte coletivo em Campo Grande.

A intenção é massificar as informações sobre a forma mais segura de fazer a travessia da via e sensibilizar os pedestres para um comportamento cidadão.

 Nessa nova fase, 20 técnicos treinados estarão nos terminais de transbordo e nos ônibus, das 6h às 20h, orientando os passageiros. Serão distribuídos livretos com as informações sobre como fazer a travessia segura, na faixa de pedestre, nas mais diversas ocasiões, como em cruzamentos semaforizados.

“Os usuários de transporte coletivo estão em contato com o trânsito em seu dia a dia. E algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer a travessia com segurança. Nossa intenção é sanar essas dúvidas e sensibilizar os pedestres”, explica a diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix da Silva.

Além da campanha nos ônibus, o Detran está orientando a população com vídeos informativos que estão sendo veiculados pela televisão. As orientações básicas são: atravessar na faixa de pedestre, sinalizar a intenção de atravessar estendendo o braço, esperar que os veículos parem para iniciar a travessia, respeitar o sinal do semáforo nos cruzamentos semaforizados, entre outras.

 Pedestre, eu Cuido

O programa de educação de trânsito voltado para a segurança do pedestre foi lançado pelo Detran-MS, em novembro de 2011, com uma campanha intensa de conscientização dos condutores sobre os direitos do pedestre. “Nós começamos pelo condutor, com a intenção de fazê-lo respeitar os direitos do pedestre. Depois passamos a orientar os pedestres nos locais onde foi realizada a campanha com os condutores”, relembra Elizabeth Félix da Silva.

Compartilhe: