A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, está com inscrições abertas para a Chamada de Projetos Incentivados: Sim para Cuidar do Futuro.
A previsão é de que a companhia destine até R$ 8,4 milhões para iniciativas sociais, esportivas e de saúde por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, da Lei do Idoso, do Fundo da Criança e do Adolescente, e dos Programa Nacionais de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas).
Podem se candidatar projetos de nove estados (Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins), que contribuam para melhorar as condições de vida e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades nessas regiões, oferecendo capacitação e formação para a geração de trabalho, emprego e renda; que valorizem a diversidade cultural; que promovam o acesso ao esporte, saúde e qualidade de vida, a proteção da biodiversidade, a conscientização sobre as mudanças climáticas ou que contribuam para uma transição energética justa.
Entre os critérios de avaliação dos projetos, além da habilitação nas respectivas leis, estão a localização de atuação, objetivos e entregas, indicadores e metas, impacto social, entre outros fatores.
Projetos itinerantes ou que alcancem mais de um estado também serão priorizados.
O processo de avaliação e seleção, que vai de agosto a setembro, inclui etapas como a adequação aos critérios de elegibilidade, avaliação quantitativa e classificação, alinhamento técnico e seleção, e análise documental e de compliance.
A divulgação do resultado final está prevista para 4 de dezembro, com repasse dos recursos até 30 de dezembro de 2025.
Os projetos selecionados terão apoio durante o biênio 2025-2026.
Quais projetos podem ser inscritos:
- Esporte – Projetos que utilizem o esporte como ferramenta educacional e inclusiva, beneficiando crianças e jovens e democratizando o acesso ao esporte para o exercício pleno da cidadania, preferencialmente, com foco nas modalidades surf e corrida.
- Crianças e Adolescentes – O foco deverá ser em educação ambiental, digital e financeira, com o objetivo de complementar e apoiar a educação, impulsionar o empreendedorismo e a geração de renda, e proporcionar arte, cultura e esporte.
- Idosos – Os projetos de atenção ao idoso precisam priorizar a saúde e o acolhimento, além de proporcionar acesso à cultura, arte e esporte. As iniciativas também devem buscar qualidade de vida e bem-estar, formação e capacitação e promoção de experiências digitais.
- Saúde – Que atuem na prevenção e combate ao câncer ou que promovam ações de saúde para pessoas com deficiência.
Serviço | Chamada EDP de Projetos Incentivados: Sim para Cuidar do Futuro
Inscrições:
As inscrições vão até 4 de agosto.
Avaliação e conformidades: 5 de agosto a 30 de setembro
Divulgação do resultado: 4 de dezembro
Repasse de recurso: até 30 de dezembro
Mais informações, regulamento completo e inscrições: https://prosas.com.br/editais/