Empresa de MS investe em software de realidade virtual para crianças com autismo

O administrador e empresário Antônio Almeida, e a psicóloga hospitalar Francyelle Marques de Lima, dedicaram seus estudos para o desenvolvimento de um software de realidade virtual que auxilie crianças com autismo no processo de desenvolvimento social.

Por meio de um óculos de realidade virtual, o software desenvolvido pela empresa Autismo VR, uma das contempladas pelo Programa Centelha MS utiliza-se de uma inteligência artificial que propõe ao usuário as mais diversas situações de convívio social.

É como um game, no qual o “jogador”, nesse caso o paciente, entra em um jogo completamente imersivo, onde são recriadas de forma muito realistas situações como uma festa, um passeio ao shopping, uma visita à casa de um amigo, entre outras.

A inteligência artificial do programa faz indagações ao “jogador” quanto às emoções e sentimentos dos personagens durante estas interações e fornece recompensas conforme o jogador avança nos desafios.

Toda essa lógica possui como base a terapia ABA, método de maior evidência científica no tratamento do autismo.

De acordo com Antônio, a expectativa é que o software possa ser utilizado por profissionais da área em clínicas, organizações não governamentais, e num futuro próximo, até mesmo pelos pais ou responsáveis por crianças com autismo

Para mais informações sobre a Autism VR entre em contato pelo site: www.autismovr.com.br, instagram: @autismo.vr

telefone:(67) 99865-1336.

fonte: Jackline Fermau, Fundect

Compartilhe: