A liquidação extrajudicial do Banco Master pelo BC (Banco Central) e a prisão preventiva de seu controlador, Daniel Vorcaro, colocaram o STF diante de um impasse ético.
De 2022 a 2024, o banqueiro financiou eventos nacionais e internacionais que contaram com a presença da cúpula do Judiciário brasileiro.
Agora, a Suprema Corte terá de avaliar o pedido de habeas corpus solicitado pela defesa de Vorcaro, além de outros recursos, o que coloca em xeque a credibilidade das decisões dos ministros da Corte.
O Banco Master foi patrocinador de pelo menos 4 eventos internacionais realizados em Nova York, Paris, Londres e Roma.
Também foi patrocinador de ao menos 1 evento nacional, realizado no Rio.
Os fóruns, organizados por grupos como Lide, Esfera Brasil e Voto, serviram de palco para discursos dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Em Nova York, em 2022, a instituição não aparece na lista oficial da Lide Brazil Conference, mas Vocaro bancou um jantar de gala para vários convidados, entre eles os ministros do STF Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski, hoje ministro da Justiça.
O jantar, realizado no Fasano, em Nova York, na região da 5ª Avenida, foi totalmente custeado pelo Banco Master.
Em Paris, em outubro de 2023, o Banco Master entrou no 1º Fórum Esfera Internacional com patrocínio indireto via cotas ligadas ao grupo Esfera.
Durante o evento, o banqueiro elogiou publicamente o STF como “guardião da democracia”. Roberto Barroso e Gilmar Mendes participaram do evento.
Em Londres, em abril de 2024, o Fórum Jurídico Brasil de Ideias, organizado pelo Grupo Voto, teve patrocínio oficial do Banco Master, conforme material promocional. Gilmar, Moraes e Toffoli participaram.
No Rio, o 23º Fórum Empresarial Lide, realizado no Hotel Fairmont com a presença de Toffoli.
O Banco Master apareceu como patrocinador ao lado de BTG Pactual, Cedae, Firjan, Águas do Rio, Light, Shell e Technogym.
Em Roma, em outubro de 2024, o 2º Fórum Esfera Internacional também foi patrocinado de forma indireta pelo Banco Master e teve participação ativa do banqueiro em painéis.
Vorcaro subiu ao palco para palestrar e cobrou uma solução para o deficit público, ao lado de autoridades como Toffoli, Lewandowski, Barroso e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
PADRÃO RECORRENTE
O padrão é recorrente: vários ministros, mesmos patrocinadores, mesma figura central –Vorcaro.
Os encontros criaram um ambiente de proximidade entre a elite financeira e a elite jurídica, com o Banco Master ocupando lugar de destaque.
O resultado é um cenário em que qualquer decisão do STF no caso Banco Master será lida como suspeita.
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


