Fundação Grupo Volkswagen integra Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes

Fundação Grupo Volkswagen participou do lançamento da campanha “Espelhos”, em Brasília (DF), durante cerimônia realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A campanha foi lançada pelo Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes, esforço coletivo que reúne governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações de juventude com o objetivo de ampliar oportunidades de emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade.

O evento contou com a presença do Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes do Unicef, Pacto Global da ONU e outras autoridades.

A campanha busca desconstruir estereótipos que associam os jovens à falta de compromisso ou preparo e valorizar características como criatividade, responsabilidade e persistência.

A ação também pretende engajar o setor privado, incentivando a criação de oportunidades formais de trabalho e fortalecendo o diálogo entre empresas e juventudes.

A Fundação foi uma das financiadoras da campanha.

Signatária do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes desde 2024, a Fundação Grupo Volkswagen passou a integrar seu Comitê Gestor em 2025, reforçando o compromisso institucional de longo prazo com a promoção da mobilidade social e da inclusão produtiva, especialmente de jovens.

Juventudes no centro da mobilidade social

Com 46 anos de atuação, a Fundação Grupo Volkswagen tem a mobilidade social como causa prioritária e atua em duas frentes estratégicas: inclusão produtiva e fortalecimento de capacidades locais.

Ao longo de sua trajetória, mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas por programas e projetos desenvolvidos e apoiados pela instituição, com foco em territórios vulnerabilizados nos municípios onde o Grupo Volkswagen mantém operações.

Entre as iniciativas recentes está o Projeto Autonomia, que prepara jovens de 16 a 21 anos para o mundo do trabalho por meio de uma formação que une qualificação técnica em tecnologia, desenvolvimento socioemocional e acompanhamento psicossocial.

O projeto alcançou resultados expressivos em sua primeira turma: 100% dos jovens foram contratados como aprendizes pela Volkswagen do Brasil.

Compartilhe: