Um grupo de cinco estudantes do curso de Jogos Digitais da Fatec de Carapicuíba (SP) criou um jogo para celulares voltado a deficientes visuais.
“A ideia surgiu quando buscávamos uma inspiração para nosso trabalho de conclusão de curso. Queríamos fazer algo diferente e o tema acessibilidade tem atraído bastante a atenção das pessoas”, afirma Rafael Freire (24), integrante do grupo composto por Afonso Rogatti de Melo (33), Giovanna da Silveira (25), Rodrigo da Silva (23) e Solange Domingues (22), sob orientação do professor Tarcísio Peres.
O foco em fazer algo direcionado aos deficientes visuais foi definido em 2014, após o grupo assistir um episódio do talk show “The Noite” no qual um rapaz cego derrotou o apresentador Danilo Gentili em uma sequência de partidas do game de luta “Dragon Ball GT Final Bout”, para PSOne.
Demanda específica
Assim surgiu “Novos Olhos”, game que conta a história de André, um jovem que foi congelado e acorda em um futuro distante e precisa se adaptar à nova realidade.
Por meio de controles localizados nas extremidades da tela e instruções sonoras – que utilizam efeitos 3D para ajudar os jogadores a identificar onde está sua origem -, é possível controlar o personagem e realizar diversas tarefas.
Versão
A versão disponível hoje, destinada a dispositivos Android, foi a apresentada como trabalho de conclusão de curso.
A meta é que ele esteja disponível para ser baixado em lojas como a Play Store e a App Store”.
Por ora, “Novos Olhos” só pode ser obtido por um link direto para download.
fonte: Rodrigo Lara do Gamehall