O consenso entre os integrantes do governo e seus apoiadores no Congresso, depois da entrevista concedida ontem por Luiz Henrique Mandetta à TV Globo, é que o ministro está forçando a barra para ser demitido.
Mais uma vez, o ministro fez críticas à postura do presidente Jair Bolsonaro que critica o isolamento social. Mandetta diz que o brasileiro fica em dúvida se “escuta o ministro da saúde ou se escuta o presidente da República”.
O comentário entre os governistas é que desde o episódio do sai-não-sai da semana passada Mandetta ficou mais à vontade, por conta do apoio dos militares que intercederam para que ele continuasse no cargo.
Alguns dizem que o próprio ministro desejava sair naquela oportunidade. Assim, depois do já previsto aumento do número de óbitos na pandemia, poderia adotar o discurso de que se tivesse ficado morreriam menos brasileiros.
O objetivo, segundo essas fontes, é fazer crescer ainda mais a popularidade e construir chances reais de uma candidatura à presidência em 2022.