Governo de MS vai usar Inteligência Artificial para melhorar contratações públicas

A SAD (Secretaria de Estado de Administração) iniciou  o ciclo de formação em Inteligência Artificial aplicada aos processos de licitação do Estado de Mato Grosso do Sul.

A oficina “Total – Fase Preparatória das Contratações Públicas com Apoio do ChatGPT” terá uma carga horária de 28 horas e conta com a participação de 83 servidores da SEL (Secretaria-Executiva de Licitações) e das áreas de contratos e licitações dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

Com o uso de Inteligência Artificial nas fases de planejamento e elaboração de contratações, a previsão é de reduzir em 50% o tempo de efetivação de licitações, aumentando a assertividade das compras e a otimização de recursos públicos.

Programação e conteúdo das aulas

Iniciada na tarde desta segunda-feira, a oficina contará ainda com outros seis encontros, nos dias 03, 05, 06, 16 e 17 de setembro.

As aulas envolvem temas como macroprocesso das contratações públicas e artefatos básicos; criação de Estudo Técnico Preliminar (ETP) e Termo de Referência (TR) com uso de Inteligência Artificial; fase de planejamento da contratação; elaboração da Matriz de Riscos com o apoio da Inteligência Artificial; levantamento de mercado; descrição detalhada da solução escolhida; definição dos requisitos da contratação; descrição abrangente da solução proposta; estimativa do valor da contratação, e resultados esperados com a contratação.

As aulas são ministradas pelo professor Janderson da Costa Barbosa, que é mestre em Direito e Políticas Públicas e membro de consultoria jurídica do TCU (Tribunal de Contas da União).

fonte: Laiana Horing Nantes, Comunicação

Continue em nossa companhia. Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Instagram :  @mspontocom

Compartilhe: