Governo Lula prepara nova rodada de aumento de impostos

O governo Lula está enfrentando uma dura batalha para fechar o déficit nas contas públicas, mas tem optado por medidas que priorizam o aumento de impostos sobre cortes efetivos de gastos.

A proposta de aumentar tributos tem avançado com mais velocidade, a exemplo do envio de um projeto de lei ao Congresso, em regime de urgência, para elevar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda sobre Juros sobre Capital Próprio (JCP), visando arrecadar R$ 21 bilhões.

Apesar de serem impopulares, as medidas são encaradas como essenciais em Brasília, uma vez que o governo precisa cumprir sua meta fiscal de 2025.

O cenário para 2024  é incerto.

O governo ainda não tem garantias de que atingirá a meta fiscal do próximo ano, o que pode forçar a Fazenda a recorrer a mais aumentos de impostos.

Nesse caso, sob condição de anonimato, fontes do Palácio do Planalto reportaram à Reuters que a solução poderia vir por meio de tributos “extrafiscais”, que podem ser ajustados por decreto presidencial, sem necessidade de aprovação do Congresso.

Continue em nossa companhia. Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Instagram :  @mspontocom

Compartilhe: