Hipocrisia: TSE arquiva caso, mas mantém Bolsonaro inelegível

Depois de quatro anos de investigação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou o inquérito administrativo que analisava supostos “ataques” do ex-presidente Jair Bolsonaro às urnas eletrônicas e questionamentos à lisura das eleições de 2022.

O processo começou depois de uma transmissão ao vivo realizada por Bolsonaro em 2021 no Palácio do Planalto, quando o então presidente questionou a integridade do sistema de votação.

O ministro Luis Felipe Salomão, à época corregedor do TSE, abriu a investigação contra Bolsonaro.

Naquele momento, o TSE classificou a conduta de Bolsonaro como “possível conduta criminosa”.

Arquivamento do inquérito

O Ministério Público Eleitoral (MPE) também recomendou o encerramento do caso, ao apontar ausência de provas adicionais relevantes.

A decisão prevê o envio das informações ao STF para  possíveis providências criminais, já que aspectos criminais, como suposta disseminação de fake news, permanecem em análise naquela Corte.

mspontocom pergunta: Bolsonaro elegível ?

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi declarado inelegível pelo próprio TSE em junho de 2023 pelo uso indevido dos meios de comunicação.

Com a decisão, Bolsonaro ficou inelegível até 2030.

O ponto central do caso foi a reunião realizada por Bolsonaro no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, com embaixadores estrangeiros, em que ele proferiu diversos ataques ao sistema eleitoral. 

Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: