Ideb: MS avança nos anos iniciais do ensino fundamental

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023.

De acordo com o indicador, Mato Grosso do Sul alcançou 5,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou apenas 0,2 pontos abaixo da meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021).

Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Mato Grosso do Sul alcançou 4,8 pontos e o ensino médio registrou 4,0 pontos.

Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental. 

Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. 

Para enfrentar os desafios nessas duas etapas de ensino, o MEC investe em programas como Pé-de-Meia, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes no Ensino Médio, com previsão de atender quase 4 milhões de estudantes em 2024 com uma poupança de até R$ 9,2 mil ao longo de sua trajetória no Ensino Médio.

Para garantir que os estudantes aprendam mais, o MEC também vem apoiando a criação de 3,2 milhões de novas vagas em tempo integral com investimento de R$ 12 bilhões até 2026. Uma escola mais atrativa, com mais tempo e segurança em todo o Brasil é o foco do Programa Escola em Tempo Integral.  

Metas e projeções

 O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações.

É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.   

Resultados completos 

fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Nosso X (Twitter) @mspontocom

Compartilhe: