Energia renovável, geração de empregos e diversificação da economia
Estes pilares fazem parte do anúncio da expansão da primeira planta de biogás e biometano produzidos a partir da vinhaça da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul.
O investimento é de R$ 225 milhões.
Este projeto da Adecoagro, em Ivinhema, tem apoio do Governo do Estado.
O governador Eduardo Riedel participou da solenidade de anúncio do novo investimento na Usina Ivinhema.
Ela é responsável por incluir estes produtos bioenergéticos no Estado, sendo inclusive pioneira na comercialização do biogás produzido a partir da cana no Brasil.
Para expansão desta planta serão investidos mais R$ 225,7 milhões pela Adecoagro, que vai quintuplicar a produção de biometano a partir da vinhaça na Usina Ivinhema.
Isto vai representar mais 80 novos empregos durante a obra e mais 40 quando estas atividades estiverem em funcionamento.
Riedel falou sobre a importância deste investimento.
“Uma empresa que desenvolve com ciência e conhecimento novas tecnologias, que quebram barreiras. Muito orgulho chegar ao município e ver os reflexos deste investimento para as pessoas. Nosso objetivo é criar um bom ambiente de negócios no Estado, que dê confiança para iniciativa privada”, descreva.
Com o foco na produção sustentável, até o final de 2027 serão construídos dois novos biodigestores em sequência, que juntos terão capacidade de produzir até 30 mil Nm³ de biometano por dia.
A obra que vai promover a expansão da planta vai iniciar no segundo semestre deste ano, em uma área de 20 mil metros quadrados da usina.
Produção e expansão
Mato Grosso do Sul já é destaque e referência no Brasil na produção de biogás.
De 59 plantas de produção de biocombustível em 2022, o Estado passou a ter 83 unidades no ano passado, que representa crescimento de 41%.
Este crescimento de usinas de biogás é parte do resultado do programa MS Renovável do Governo do Estado.
O Estado também incentiva a produção do biometano, que é a purificação do biogás, sendo uma das estratégias para conduzir Mato Grosso do Sul como Estado Carbono Neutro até 2030.
A Usina de Ivinhema está entre as três produtoras de biometano em operação no território sul-mato-grossense, com capacidade de produzir 2,4 milhões de Nm³/ano.
fonte: Leonardo Rocha, Comunicação
Fotos: Saul Schramm
Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Nosso X (Twitter) @mspontocom