O investimento em obras de infraestrutura em Mato Grosso do Sul pode aumentar o PIB do Estado em até 28% e gerar mais de 150 mil empregos nos próximos anos.
É o que mostra a análise realizada pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) para a construção do Diagnóstico Logístico do Mato Grosso do Sul.
O diagnóstico, encomendado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, tem por objetivo identificar as necessidades e oportunidades de investimentos em infraestrutura no Estado.
O documento, em fase de elaboração pela estatal vinculada ao Ministério da Infraestrutura, tem o objetivo de identificar as necessidades e oportunidades de investimentos em infraestrutura no Mato Grosso do Sul para tornar a logística da região mais eficiente e competitiva.
O trabalho é conduzido pelo Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL) com análises das rodovias, ferrovias, hidrovias, aeroportos e terminais portuários hidroviários do estado.
O conjunto de empreendimentos em análise pela EPL alinha o planejamento regional com o nacional. Além do aumento do PIB estadual e da geração de novos postos de trabalho, outro benefício é a redução prevista de 44% nos custos logísticos.
Em reunião na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO), a EPL apresentou os principais marcos do projeto e os resultados obtidos até o momento.
Visitas técnicas
Esta semana, técnicos da EPL deram início à segunda etapa de visitas técnicas para o levantamento de dados sobre a situação atual da infraestrutura sul-mato-grossense.
A equipe percorreu os municípios de de Dourados, Ponta Porã, Caarapó, Jardim, Porto Murtinho e Campo Grande. As primeiras visitas aos municípios do estado começaram no dia 11 de novembro, nas cidades de Corumbá, Chapadão e Três Lagoas.