Instituições de pesquisa, órgãos públicos, cooperativas, produtores rurais, entre outras entidades do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, participaram do lançamento da iniciativa da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) que vai selecionar startups voltadas à agroindústria e à agricultura familiar.
Na primeira etapa da iniciativa, será criado um comitê técnico composto por instituições que terão como objetivo apresentar as principais demandas do setor.
Essas informações vão embasar a elaboração de um edital para a seleção de startups de todo o Brasil para o desenvolvimento de soluções a essas demandas, visando a sustentabilidade produtiva e ambiental e o desenvolvimento econômico na abrangência do projeto.
A expectativa é que o chamamento das startups seja lançado ainda neste ano.
A Itaipu fará o aporte de cerca de R$ 2 milhões para o desenvolvimento das soluções.
Entre as oportunidades previamente mapeadas pelo projeto, estão, por exemplo, soluções voltadas à transição energética, ao aumento da eficiência hídrica e reuso da água, ao aumento da capacidade adaptativa da agricultura às mudanças climáticas, à promoção de melhorias na gestão da produção, e ao aprimoramento da gestão de resíduos sólidos.
Para mais informações sobre a iniciativa, é possível entrar em contato com a coordenação, pelo e-mail inovacao.asg@pti.org.br.
Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Nosso twitter: @mspontocom