O governo Lula enfrenta críticas quanto à condução da segurança pública e combate ao crime organizado e “amarelar” à luz de recentes acontecimentos no estado do Rio de Janeiro.
A vereadora Janaina Paschoal (PP-SP), em postagem na rede social X, acusou a administração federal de “não querer enfrentar o crime organizado”.
Segundo Janaina, a PEC apresentada pelo Executivo daria à União controle direto sobre operações estaduais, configurando, em sua visão, um impedimento para os estados agirem por conta própria.
A parlamentar afirma ainda que o governo federal teria recusado pedidos de apoio logístico ao estado do Rio de Janeiro.
O estado fluminense aponta que pediu veículos blindados às Forças Federais e teve o pedido negado.
O episódio evidencia uma tensão no pacto federativo da segurança pública:
Se os estados acusam demora ou falta de cooperação federal, o governo central parece reticente em assumir protagonismo no enfrentamento de facções criminosas que atuam dentro dos Estados.
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


