A decisão de invadir a Ucrânia gerou um custo financeiro pesado à Rússia.
As sanções impostas pela União Europeia bloquearam o acesso da Rússia ao seu principal mercado exportador.
Desde fevereiro, os membros do bloco europeu pararam de comprar combustíveis de origem russa.
Mas, no que depender do Brasil, o regime de Vladimir Putin não vai ficar desamparado.
Durante o governo Lula, a Rússia se tornou o principal exportador de diesel para o Brasil.
O impacto financeiro dessa aproximação é colossal.
Salto repentino
Em 2023, os combustíveis foram o principal item importado pelo Brasil.
E a Rússia foi a principal origem desse produto.
Em 2022, o Brasil importou US$ 1,1 bilhão em combustíveis da Rússia. Em 2023, foram US$ 5,3 bilhões.
Em 2022, a Rússia enviou 101 mil toneladas líquidas de diesel ao Brasil, e recebeu em troca US$ 95,1 milhões.
Já no ano passado, o Brasil importou 6,1 milhão de toneladas de diesel da Rússia, ao preço de US$ 4,5 bilhões.
O aumento no volume foi de aproximadamente 6.000% (ou cerca de 4.600% no valor em dólar).
Em dezembro 2023, a Rússia foi responsável por quase 87% do diesel importado pelo Brasil.
Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Segundo um relatório da consultoria LSEG, citado pela agência de notícias Reuters, o Brasil se tornou o principal destino do diesel russo.
O Brasil de Lula compra cada vez mais e vende cada vez menos para os russos.
fonte: Gazeta do Povo
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