Mato Grosso do Sul foi o grande destaque na FIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes) 2025, ao conquistar três prêmios no Prêmio Ibero-Americano de Destinos Inteligentes.
A premiação reconhece iniciativas inovadoras em sustentabilidade, tecnologia, acessibilidade e governança, reforçando o protagonismo do estado na transformação do turismo por meio de soluções inteligentes e sustentáveis.
A FIDI Bonito 2025 vai até 22 de março, com a participação de representantes do Brasil e outros países da América Latina.
Na categoria Sustentabilidade Ambiental, o projeto “Bonito Carbono Neutro” foi reconhecido por seu compromisso global com a preservação e a inovação no turismo sustentável.
Na categoria Governança, o “Observatório do Turismo de MS” recebeu o prêmio pelo seu papel estratégico na gestão e análise de dados turísticos.
Já na categoria Tecnologia e Gestão de Dados, a “Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de MS” se destacou pela inovação na coleta e uso de informações para aprimorar o desenvolvimento do setor.
Os projetos premiados
Bonito Carbono Neutro
Bonito é o primeiro destino de ecoturismo do mundo a receber ‘Certificação Carbono Neutro’.
O município em 2022 recebeu o certificado de primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo, selo que permite a promoção de ações que impulsionem a inovação de produtos e serviços inteligentes e representa um compromisso com o meio ambiente.
A medida reafirma o compromisso e a liderança do município como o primeiro destino de ecoturismo certificado Carbono Neutro do mundo.
A certificação segue os critérios da Green Initiative, entidade certificadora, e reforça o cumprimento dos compromissos assumidos na Declaração de Glasgow de Ação Climática no Turismo, uma iniciativa promovida pela ONU Turismo, da qual a Fundação de Turismo de MS é signatária desde 2022, como o primeiro órgão público do Brasil a assumir este compromisso e a liderança da pauta ‘clima e turismo’ na América Latina.
Observatório do Turismo de MS
O Observatório do Turismo de MS, tem o objetivo de contribuir com o aprimoramento do conhecimento sobre o setor e o impacto proporcionado pelo mercado de viagens na economia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Busca desenvolver estudos e pesquisas que permitam um melhor conhecimento da oferta e demanda turística, visando dar suporte ao planejamento, gestão e monitoramento na Fundação de Turismo de MS, bem como, disponibilizar dados e indicadores para instituições de ensino, imprensa e investidores visando contribuir para tomada de decisões e captação de investimentos.
Alumia
Alumia é a plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul, que oferece dados aos empresários e gestores do estado. A plataforma foi desenvolvida com base em dados primários coletados pelo Observatório de Turismo do MS, dados de fontes oficiais e órgãos de estado, e ainda de Big Data. Os dados estabelecem o perfil do turista, contagem de fluxos de passagens, atrativos mais visitados e muitos mais.
Sobre FIDI Bonito 2025
A Feira é organizada pelo ICF (Instituto Ciudades del Futuro), entidade líder na movimentação e implementação do modelo DTI (Destino Turístico Inteligente) nas Américas.
Continue em nossa companhia . Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br
Instagram e X: @mspontocom
fonte: Bel Manvailer, Comunicação
Fotos: Lucas Castro/Setesc