Mato Grosso do Sul terá de qualificar 142.574 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023.
Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Os setores que mais vão demandar mão de obra técnica profissional no estado, nos próximos anos, são metalmecânica; energia e telecomunicações; logística e transportes; eletroeletrônica; e profissionais habilitados em profissões transversais, como técnico em eletrotécnica.
Qualificação profissional
O estudo prevê, ainda, que Mato Grosso do Sul precisará aperfeiçoar a formação de trabalhadores que já estão empregados, com oferta de cursos de qualificação de carga horária superior a 200 horas, voltados para o desenvolvimento de novas competências e capacidades dos profissionais.
As maiores demandas são para ocupações como de mecânicos de manutenção de veículos automotores (3.781), mecânicos de manutenção de máquinas industriais (2.610) e preparadores e operadores de máquinas-ferramenta convencionais (1.693).
Contato
Para quem tiver interesse em saber mais sobre uma dessas áreas, é só acessar o site ms.senai.br ou comparecer a uma das unidades do SENAI no estado. Mais informações podem consultadas pelo telefone 0800 70 70 745.
fonte: Agência Rádio