Médicos desenvolvem exame de câncer de mama com IA em smartphones

Uma equipe de médicos chineses vem desenvolvendo um sistema de termografia infravermelha baseado em inteligência artificial (AI-IRT, sigla em inglês) para exame de câncer de mama.

Permite que os usuários verifiquem seus níveis de risco de câncer por meio de um aplicativo, ligando câmeras infravermelhas a seus celulares inteligentes.

Segundo a equipe de pesquisa do PUMCH (Peking Union Medical College Hospital), com sede em Pequim, o sistema é composto por uma câmera infravermelha, um algoritmo de IA e uma plataforma de big data.

Depois de conectar as câmeras infravermelhas a seus celulares, os usuários podem usar as câmeras para capturar imagens térmicas de suas mamas.

Em seguida, elas são carregadas em um aplicativo telefônico e processadas automaticamente pelo algoritmo de IA, com os resultados mostrando diferentes níveis de risco de câncer.

A equipe de pesquisa espera que o sistema sirva como uma solução de exame pré-clínico de câncer de mama mais conveniente, preciso e econômico para as mulheres chinesas.

Atualmente, o autoexame de mama é o principal método de exame pré-clínico, mas a maioria das mulheres não  autoexames de mama regularmente nem usa as técnicas corretas.

Com base em suas descobertas atuais, os pesquisadores esperam introduzir o sistema AI-IRT para o público para uso em casa e em centros de saúde comunitários no futuro, poupando o trabalho de marcar consultas hospitalares com antecedência e de esperar dias para fazer exames clínicos.

fonte: Poder  360

Continue em nossa companhia. Veja mais notícias em: www.mspontocom.com.br

Instagram  e X:  @mspontocom

Compartilhe: