Moro critica o Governo e o Congresso por não combaterem a corrupção

moroO juiz federal Sergio Moro, em ciclo de palestras nos Estados Unidos,  não poupou o Congresso Nacional e nem o governo federal de críticas.

Para ele, ninguém fez contribuições “significativas” para o combate à corrupção, além de discursos. “Esta omissão (do governo e do Congresso) é muito decepcionante”, disse.

“A Operação Lava Jato, assim como outros casos recentes no Brasil, revela que muito pode ser feito, mesmo sob o atual sistema, desde que o problema seja tratado com seriedade. A Justiça não pode ser faz de conta, com casos que nunca terminam e as pessoas que foram provadas culpadas de crimes que nunca são punidas”, disse. “Vamos ser claros: o governo é o principal responsável pela criação de um ambiente político e econômico livre de corrupção sistêmica. O governo, com maior visibilidade e poder, ensina pelo exemplo”, completou.

Moro ressaltou ainda que, “no combate à corrupção sistêmica, a iniciativa do setor privado também tem um papel relevante. A corrupção envolve aqueles que fazem pagamentos ilícitos e aqueles que os recebem. Ambas as partes são culpadas”.

O juiz federal Sérgio Moro está em Washington, nos Estados Unidos, para um ciclo de palestras no Instituto Brasil, do Wilson Center, onde participou do debate “Tratando dos casos de corrupção política no Brasil”.

Compartilhe: