Mato Grosso do Sul dá exemplo mundial de como crescer com sustentabilidade.
Com ações assertivas de proteção ao meio ambiente, recuperação de áreas degradadas, produção sustentável, o Estado está a frente até de países mais desenvolvidos em politicas públicas de Carbono Neutro.
“Acho que MS é o grande exemplo que é possível crescer com sustentabilidade. Com o programa Estado Carbono Neutro somos destaque na questão da sustentabilidade, na adoção de políticas públicas voltadas principalmente à proteção ambiental. Temos um programa que é dividido em temas e oito ações concretas que já estão acontecendo e que vão levar Mato Grosso do Sul a neutralizar as emissões de gases de efeito estufa em 2030. Talvez este seja um dos programas mais robustos de todos os estados” afirmou o governador Reinaldo Azambuja ao abrir a Semana do Meio Ambiente no Bioparque Pantanal.
Pagamento a quem preserva
Durante o evento, o secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, apresentou as políticas públicas do Governo do Estado para a sustentabilidade no Mato Grosso do Sul e, em seguida, foi feita a instituição do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas.
“A ideia do Fórum é acompanhar e discutir as questões de descarbonização em Mato Grosso do Sul”, afirmou Verruck.
O Governo do Estado ainda firmou os primeiros contratos de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) com produtores rurais de Bonito que vão receber por ações de preservação nas propriedades.
O Governo do Estado conseguiu a liberação de R$ 950 mil do Funles (Fundo de Defesa e Reparação de Interesse Difusos e Lesados).
Ainda foram entregues R$ 4,7 milhões em equipamentos para as ações de proteção ao meio ambiente.
A primeira entrega foi de uma patrulha ambiental mecanizada (formada por uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um trator, um terraceador e dois caminhões).
Os equipamentos serão utilizados em apoio ao trabalho de conservação e adequação das estradas vicinais da região de Jardim, Bodoquena e Bonito, atuando em apoio aos trabalhos de manejo e conservação do solo em regiões que façam parte das bacias dos rios cênicos destes municípios.
Também foram entregues equipamentos e máquinas para gestão, fiscalização ambiental, adquiridos com recursos da Compensação Ambiental da Empresa Suzano Papel e Celulose.
Serão entregues um trator, um cortador de grama tipo “giro-zero”, um triturador de galhos, três lanchas com motores de popa e reboques, 3 picapes 4×4 e dois quadriciclos.
fonte:Rosana Siqueira, da Subcom