Uma nova startup tem como objetivo ajudar atletas na conquista de patrocínio e divulgação através de uma nova rede social. A plataforma Atletas Brasil, permite que esportistas amadores e profissionais criem a sua página oficial.
A chegada tem como objetivo aproveitar o gancho das Olimpíadas de 2016, que serão sediadas no Rio de Janeiro.
No Atletas Brasil, o atleta amador, profissional ou técnico poderá ter a sua própria página oficial com seus dados, histórico, fotos, vídeos, título, links de matérias suas na imprensa, entre outros.
O perfil permite também que o atleta tenha três diferentes formas para obter apoio financeiro e patrocínio.
Um deles é o botão patrocinar nas páginas dos perfis, onde empresas, familiares, amigos e apaixonados por esporte podem contribuir com o atleta de sua escolha.
A outra forma é a Loja participativa, em que uma porcentagem do valor da venda de qualquer produto da loja Atletas Brasil é revertida ao atleta informado pelo comprador.
E a terceira, que ainda será lançada, é o Financiamento coletivo esportivo. Nele, os atletas poderão expor projetos específicos e a necessidade financeira para implementá-lo (participar de competição, conseguir equipamentos para o treino ou outro) e poderão receber colaborações dos internautas.
O atleta, por sua vez, dará uma contrapartida, que pode ser um agradecimento, um dia de treinamento ou outra forma criativa de agradecer aos seus patrocinadores.
Pessoas físicas e jurídicas podem investir até 6% do que pagariam de Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte.
Atualmente um pouco mais de mil empresas de um universo de seis milhões a utilizam.
“Essas organizações podiam utilizar uma quantia que já iria para o governo em forma de imposto, no fomento aos atletas e conjuntamente em seu marketing. E não fazem, em sua grande maioria, por desconhecimento e pela burocracia que esse procedimento leva”, disse a atleta e administradora Simone Donata, uma das fundadoras do Atletas Brasil.