Aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello segue atento ao que acontece na Corte que frequentou como ministro por 31 anos.
À distância, mostra-se crítico ao espírito de confronto do Judiciário em relação aos demais Poderes, numa animosidade acentuada recentemente pelo episódio do deputado Daniel Silveira.
O ex-ministro disse olhar com particular preocupação o atual momento de Alexandre de Moraes, a quem um dia se referiu em plenário como ‘xerife’.
Perguntado se as decisões do STF a favor dos partidos de oposição fere a constituição, Marco Aurélio respondeu:
Sem dúvida alguma. O que ocorre? Certos partidos não figuram no Parlamento, aí buscam o Supremo. Lembro de um diálogo entre o deputado federal Jamil Haddad (PSB), já falecido, e o ministro Sepúlveda Pertence. Pertence disse: ‘O senhor está aqui todo dia’. E Haddad respondeu: ‘Olha, eu presto contas aos meus eleitores’.
O Supremo não pode se prestar a ser instrumento de partidos de oposição ao atual governo. Isso não constrói.