Oposição vai suspender recesso e pedir impeachment de Moraes

A liderança da oposição na Câmara dos Deputados prepara uma ofensiva para interromper o recesso parlamentar e protocolar um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

À frente da articulação está o novo líder oposicionista na Casa, o deputado Cabo Gilberto Silva, que vem convocando parlamentares a se deslocarem para Brasília na segunda-feira (29).

A estratégia prevê o protocolo formal do pedido ainda durante o recesso.

Entrevista coletiva antecede protocolo

Antes da entrega do requerimento, a oposição marcou uma entrevista coletiva para as 16h, no Salão Verde da Câmara dos Deputados.

O ato deve anteceder o envio do pedido ao Senado , instância responsável por analisar pedidos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

Por se tratar de uma iniciativa direcionada a um integrante do STF, a Câmara atua apenas como articuladora política, cabendo ao Senado a tramitação do processo.

Pedido no Senado e alegação de conflito de interesses

Na terça-feira (23), senadores da oposição já haviam protocolado um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes.

A iniciativa se baseou em reportagem do jornal O Globo que relatou contatos entre o ministro e Gabriel Galípolo, atual presidente do Banco Central do Brasil.

Segundo os parlamentares, as conversas teriam envolvido temas relacionados ao Banco Master.

No entendimento dos senadores, os fatos descritos configurariam “conflito de interesses”, uma vez que Moraes, “valendo-se do peso institucional e da influência inerentes ao cargo que ocupa, teria se engajado em atuação favorável a interesses privados específicos”.

Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: