Em um movimento estratégico para ampliar a presença de Mato Grosso do Sul no cenário global, o Plano Brasis foi apresentado, em Campo Grande, nesta semana em um encontro entre Embratur, Governo do Estado e Sebrae.
O documento trata-se de um plano de marketing turístico internacional, fruto de uma parceria entre Sebrae e Embratur, desenvolvido em âmbito nacional considerando as vocações de cada território a partir de um processo de escuta ativa realizado com os principais atores do setor.
Durante o evento, o trade turístico sul-mato-grossense pode conhecer o desdobramento do trabalho executado com o foco no Estado, que traz um plano de ação específico para Mato Grosso do Sul, com estratégias de promoção internacional do destino, valorizando aspectos naturais e culturais do território.
O momento marcou o alinhamento entre os entes nacionais e estaduais com a entrega do Plano Brasis para o Governo do Estado, representado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS).
O Sebrae/MS, que reconhece o turismo como um motor essencial para o desenvolvimento econômico e territorial, atua diretamente com governanças locais e empreendedores para fortalecer o setor.
Com o novo plano, a instituição terá subsídios estratégicos para apoiar o trade turístico com ações e produtos mais alinhados às preferências do turista internacional.
Estratégias para Mato Grosso do Sul
Ecoturismo, turismo de aventura e de natureza estão entre as principais estratégias trazidas pelo Plano Brasis para Mato Grosso do Sul, conectando-se à tendência global por experiências autênticas, sustentáveis e ligadas à biodiversidade dos territórios.
O plano de ação para a promoção turística internacional de Mato Grosso do Sul orienta a atuação do Estado nos próximos anos, alinhando as diretrizes nacionais às vocações locais.
A estratégia valoriza destinos já consolidados, como Bonito e o Pantanal, e fortalece a imagem de Campo Grande como pólo de eventos e porta de entrada para experiências de ecoturismo.
O documento recomenda associar o Pantanal ao conceito de “safári brasileiro”, destacando produtos como a hospedagem imersiva em fazendas, o safári fotográfico, a Cavalgada Pantaneira e os cruzeiros fluviais.
Bonito, eleito por 16 vezes o melhor destino de Ecoturismo do Brasil, será promovido por sua oferta de bem-estar, autocuidado e imersão na natureza.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.
Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br


