PT aciona STF e acusa operação no Rio de violar soberania nacional

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder do PT na Câmara, apresentou ao STF um pedido de abertura de inquérito contra o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

O parlamentar acusa o chefe do Executivo fluminense de cometer “potenciais crimes contra o Estado Democrático de Direito” ao solicitar formalmente que o governo dos Estados Unidos classifique o Comando Vermelho  como organizaçao narcoterrorista.

Segundo Lindbergh, a iniciativa representa um “ato de ingerência estrangeira” em assuntos internos do Brasil.

Na petição ao STF, o deputado argumenta que a proposta poderia abrir caminho para bloqueios de ativos e sanções impostas por Washington a pessoas e instituições brasileiras, além de permitir operações conjuntas de inteligência ou militares em território nacional, sem a autorização das autoridades federais.

A representação também acusa o governador de reiterar a conduta ao procurar integrantes do governo Donald Trump, em busca de apoio político para que facções brasileiras fossem reconhecidas como organizações terroristas.

Para Lindbergh, isso configura tentativa de interferência estrangeira na política interna o que poderia se enquadrar como “atentado à soberania”.

Continue em nossa companhia em: www.mspontocom.com.br

Compartilhe: